segunda-feira, 28 de junho de 2010

A GESTÃO DO TEMPO EM ENSINO À DISTÂNCIA

A educação à distância requer mudança de atitude em relação à disciplina, ao estabelecimento de horários, à autodeterminação e persistência. Na educação presencial, os horários rígidos, com presença obrigatória em locais determinados e tarefas a serem executadas, muitas vezes de forma coletiva, têm o cumprimento social, em que todos devem seguir os mesmos rituais, tornam as obrigações mais ou menos suavizadas. Na educação à distância, o grande compromisso do aprendiz é consigo mesmo; a autodeterminação, a disciplina e a perseverança são fundamentais para que alcance os objetivos traçados (SCHUELTER,2005).

2 comentários:

  1. EM EAD acredito que o mais difícil é o compromisso consigo mesmo. Temos a tendência de primeiro cumprir os prazos que têm uma certa rigidez com o horário e, deixamos para depois, aquilo que não temos hora certa para fazermos. E assim, muitos não conseguem a tal "disciplina" que tanto é necessária em EAD. Quando digo disciplina não é a obrigação de fazer tudo num mesmo tempo sempre, mas a organização necessária para que a flexibilidade que a EAD oferece não seja prejudicial.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda!

    Te achei!

    Huuum, muito interessante o tema do teu trabalho... uma grande questão... difícil de gerir...

    Bueno!

    Uma grande felicidade te receber lá no Ufa!!

    Obrigada pela generosidade!

    Cada vez fico mais entusiasmada com as possibilidades de construção usando as tecnologias...

    O curso de especialização me propicia muitas reflexões ou, como eu gosto de dizer, põe muitas minhocas na minha cabeça!!! Adoro isso!!!

    Valeu a parceria!!!

    Tomara que a gente continue se encontrando pela web!

    No Ufa! temos um lugar garantido! É só passares por lá... sempre sai um papo!!! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir